[FUG-BR] Dual Nic na mesma subnet.

Vinícius Zavam egypcio em googlemail.com
Sexta Março 1 10:52:37 BRT 2013

2013/2/23 Marcelo Araujo <araujobsdport em gmail.com>

> [...]
> também executei alguns testes, como exemplo:
> 1) fib. (FUNCIONA, mas é complicado)
> 2) ng_one2many netgraph. (Não testei ainda)
> 3) Staticarp e proxy_arp. (Definitivamente não funciona)
> 4) IPFW FWD. (Não funciona, e FWD não é para isso)
> 5) Pf src-routing. (Não testei ainda)
>
> - No caso 1, é complicado pela simples razão:
> 1) Se eu quiser iniciar o SAMBA para ter o tráfego in and out na mesma
> interface, eu teria que ter dois arquivos de configuração, samba_ix0.conf e
> samba_ix1.conf, pois tenho que inicializar o SAMBA no FIB correto.

tu também sobes as interfaces passando o número da fib via ifconfig(8)?

     fib fib_number
             Specify interface FIB.  A FIB fib_number is assigned to all
             frames or packets received on that interface.  The FIB is not
             inherited, e.g., vlans or other sub-interfaces will use the
             default FIB (0) irrespective of the parent interface's FIB.
The
             kernel needs to be tuned to support more than the default FIB
             using the ROUTETABLES kernel configuration option, or the
             net.fibs tunable.

> - Já no caso 3, não importa, se a rota para a rede 72.17.22.0 sai pela
> iface ix0, e eu acesso o SAMBA via ix1, o tráfego vai sempre sair pela
> iface ix0. Sendo assim, no meu ver, a implementação do
> net.link.ether.inet.proxyall não funciona.
>
> - No caso 4, vi algumas pessoas falando em usar FWD, até onde sei, FWD não
> é para esse fundamento.
>
> Alguém já conseguiu resolver esse problema? Ou melhor, alguém já viu isso
> funcionar no FreeBSD?

quer/pode compartilhar o cenário?
vai que... mais alguém por aqui tem disponibilidade pra montar algo parecido

> NOTA1: O serviço SAMBA é apenas um exemplo, mesmo com ICMP você vai ter o
> mesmo problema, verifique o MAC que você envia o ECHO-REQUES e verifique o
> mac do ECHO-REPLY.
> NOTA2: Sem querer contar piadas, no LINUX e WINDOWS isso funciona!
> (hahahahaha)
>

> Abraços,
> --
> Marcelo Araujo

isso tá diretamente ligado ao desenvolvimento do sistema para storages que
tu tinhas comentado a um tempo atrás? raprockandrollpsicodelia, hein! eheheh

祝你好运 ;)

--
Vinícius Zavam
profiles.google.com/egypcio