[FUG-BR] Kernel Panic na revista BSD MAGAZINE

William Grzybowski william88 em gmail.com
Quinta Março 14 22:42:40 BRT 2013

2013/3/14 Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br>:

> Esse projeto aqui [1] também parece bem interessante e se eu não me
> engano já apareceu aqui na lista.  :)
>
> [1] http://www.nas4free.org/

Como desenvolvedor do FreeNAS sinto-me no dever falar negativamente
sobre qualquer menção ao Nas4Free.

O Nas4Free surgiu como um fork do FreeNAS 0.7 devido a empresa que
tomou as rédeas do desenvolvimento do FreeNAS 8 ter tirado o Link de
doações que ia diretamente pra conta bancária de um desenvolvedor
inativo (conhecido por zoon01). Atualmente doações pro FreeNAS vão
diretamente para o FreeBSD Foundation.

O FreeNAS 8 surgiu devido ao único desenvolvedor ativo querer
reescrever o software para Linux (Debian).

Esse "desenvolvedor", insatisfeito por ter perdido suas "doações",
começou a espalhar várias mentiras sobre o FreeNAS para que as pessoas
migrassem para o Nas4Free. Atualmente ele é o único "desenvolvedor"
ativo do Nas4Free e seus commits se resumem em atualização de pacotes
e traduções.

Esse fork não agregou absolutamente nada, pelo contrário, somente
dividiu a comunidade, coisa de Linuxers.

Por isso gostaria de deixar meu apelo para deixarem o Nas4Free de lado
e contribuirem para o FreeNAS ;)

--
William Grzybowski