[FUG-BR] Storage Webster + FreeNAS

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Terça Março 19 01:31:38 BRT 2013

2013/3/19 Eduardo Schoedler <listas em esds.com.br>

> mais

> tenho,
> dados

> Tenta usar um raid50 ou 60, tem desempenho com segurança.
>
> Banco de dados é melhor usar discos SSD.
>
> Ainda acho que você esta querendo colocar muita coisa para rodar junto.
>
> --
> Eduardo Schoedler
> Enviado via iPhone

Não é um volume tão grande de dados, o storage está equipado com um Xeon de
2.13Ghz 4 nucleos e 8GB de RAM ECC...

Atualmente tem um 6 discos SAS 10K de 640GB cada, e mais 5 SATA 7.2K de
500GB (os discos SATA, devido ao menor desempenho, pretendo deixar somente
para backup a ser efetuado em horários oportunos, como de madrugada por
exemplo).

Garanto que em matéria de hardware tem capacidade de sobra pro I/O atual.

O equipamento é praticamente todo redundante, fonte, memória, discos, só
mesmo se queimar a placa mão ou o processador para ele parar. Sem contar
que temos nobreaks suficientes para todos os servidores por 3 horas, mais
um gerador capaz de segurar a energia por dias...

O fato é que todo esse potencial desse equipamento está parado, e pretendo
colocá-lo em uso.

Sei da vantagem do SSD, mais atualmente tenho que aproveitar o que já
tenho, estamos investindo em outras tecnologias atualmente e não tenho
verba pra investir nisso agora.

Em resumo: Ou uso Raid via hardware com UFS, ou ZFS com RaidZ, é isso?

E afinal de contas, qual destes vcs me aconcelham, depois de todos os
detalhes de infra-estrutura que passei?

Obrigado a todos pelas dicas.

Márcio Elias