[FUG-BR] Servidores de e-mail - DNS x Webmail

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Março 19 08:16:14 BRT 2013

Em 19/03/13 02:17, Márcio Elias escreveu:

> Não vamos tão longe ainda, andei pesquisando sobre multiplos MX, e entendi
> que caso o MX primário não responda, o secundário assume, tão logo o
> primário volte, o secundário sincroniza as mensagens que recebeu. O que não
> ficou claro, é se o primário enquanto estiver funcionando faz o mesmo
> processo, sincronizando sempre as mensagens com o MX secundário.
>
> Desta forma a integração entre os MX seria transparente para mim, ou seja,
> o próprio MTA se encarregaria de trocar as mensagens entre os MX primário e
> secundário, como acontece com o DNS.

> [...]
Márcio,

Os MXs não se sincronizam do jeito que você está achando. O que ocorre é
o seguinte: quando o MX menor não responde, o outro MX passa à receber
os e-mails e lá eles ficam. Quando o primário retorna o secundário pára
de receber os e-mails e o primário passa à recebê-los. Eu vejo que você
pode fazer isso que você quer de 2 formas:

1º Fazer com que o secundário receba mas deixe em fila para quando o
primário voltar, este repassa os e-mails para o primário. Nesse caso o
secundário não precisa ter contas de e-mail nele. No postfix você
poderia fazer assim:

No MX secundário em main.cf você faria algo assim:

smtpd_recipient_restrictions = permit_sasl_authenticated,
permit_mynetworks, reject_unauth_destination
relay_domains = $mydestination, seudominio1.com.br, seudominio2.com.br
relay_recipient_maps =

Obs: os domínios não podem estar listados nesses caras abaixo:
     * mydestination
     * virtual_alias_domains
     * virtual_mailbox_domains

Desse jeito, quando o primário retornar, o secundário vai descarregar os
e-mails que ele recebeu no primário.

2º Fazer um sistema de arquivos centralizado usando um NFS da vida ou
outro que te permita fazer isso. Dessa forma ambos os MX descarregarão
no mesmo lugar.

[]'s
Gondim