[FUG-BR] [Solved] Tentando o montar um pendrive drive com exFAT no FreeBSD-8.3-amd64

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Março 27 07:23:15 BRT 2013

Caro Marcelo

2013/3/22 Marcelo/Porks <marcelorossi em gmail.com>:

> [...]
>

> root em ms:/root # fdisk da1
> ******* Working on device /dev/da1 *******
> parameters extracted from in-core disklabel are:
> cylinders=239 heads=255 sectors/track=63 (16065 blks/cyl)
>
> parameters to be used for BIOS calculations are:
> cylinders=239 heads=255 sectors/track=63 (16065 blks/cyl)
>
> Media sector size is 512
> Warning: BIOS sector numbering starts with sector 1
> Information from DOS bootblock is:
> The data for partition 1 is:
> sysid 7 (0x07),(NTFS, OS/2 HPFS, QNX-2 (16 bit) or Advanced UNIX)
>     start 137, size 3841911 (1875 Meg), flag 0

Você encontrou a solução para o problema: na verdade, a causa dele não
estava no FreeBSD (nem no 8 e nem no 9, e provavelmente, nem estará no
10). O fato do pendrive não montar com filesystem exFAT é por causa do
modo que ele vem formatado de fábrica. Em uma máquina rodando win7,
reformatei o pendrive como exFAT e consegui monta-lo em um FreeBSD
8.3. Por troça, tentei monta-lo em uma máquina rodando winxp: aí não
funcionou, porque o sistema dizia que o device não estava formatado e
ofereceu-se para formata-lo por mim (é pedir demais que a MicroSoft
seja compatível com a sua concorrente, a MicroSoft). De qualquer
forma, muito obrigado pela ajuda.

Um abraço

Edu