[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Qual criador de BSD que disse que fez conteúdo que ensina propositalmente errado usar o BSD que ele criou?

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Quarta Maio 8 10:59:27 BRT 2013

2013/5/8 Luiz Henrique Coletto <henrique em cirp.usp.br>

> [...]

Acredito que a "famosa frase" que deu origem a discussão, venha a completar
o que foi dito imediatamente anterior a sua citação no livro.

"Our aim is to *show the essential elements* of the language* in real
programs*, but *without* getting bogged down in *details*, *rules*, and *
exceptions*."

Ou seja, pelo meu humilde entendimento, este livro não pretende extinguir
todo o conteúdo, servindo de referencia completa sobre todos os aspectos
compreendidos pela linguagem, mais sim mostrar os elementos básicos da
mesma em programas reais.

"At this point, we are not trying to be complete or even precise (save that
the examples are
meant to be correct)."

Por isso (ainda na minha opinião) do emprego das palavras "completo" e
"preciso" citadas na frase. Os exemplos devem estar corretos, ora,
pensemos... o meio proposto pelo autor para apresentação da linguagem foi
pela apresentação de programas reais, logo, tais programas devem empregar
técnicas e particularidades da linguagem não abordados no escopo do livro,
muito embora, sejam corretos.

Concluindo, acho que o que o autor tentou esclarecer para os mais leigos,
que mesmo não sendo abordados pelo livro (que pode ser a única fonte de
conhecimento do leitor neste momento) alguns códigos de exemplo (desta
forma não totalmente entendidos pelo leitor) estão corretos, apenas não
foram abordados em sua plenitude.

Deixo minha dica pessoal, não peguem traduções de livros técnicos, prefiram
sempre no idioma original (desde que seja inglês, claro). Muitas das
traduções são feitas por pessoas sem os conhecimentos do domínio do livro e
acabam fazendo traduções equivocadas o que acaba por dificultar o
entendimento do conhecimento proposto pelo autor originalmente.