[FUG-BR] acessa hd com ZFS.

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Quarta Maio 29 20:52:52 BRT 2013

Em 29 de maio de 2013 18:34, Alessandro de Souza Rocha <
etherlinkii em gmail.com> escreveu:

> Bom galera o seguinte tinha montando um servidor FreeBSD 9.0 com zfs e
> samba servidor de arquivos, so que a placa mae do danado queimou a placa e
> antiga nao conseguir uma igual, coloquei o hd em outra maquina tentar
> recupar os arquivos so que nao estou conseguindo montar alguma dica pois
> sao 600gb de arquivos.
>
> --
> Alessandro de Souza Rocha
> Administrador de Redes e Sistemas
> FreeBSD-BR User #117

Fala Alessandro, beleza?

Cara, eu não sou nenhum expert em ZFS  (inclusive você me ajudou bastante
na implantação via GTalk no início desse ano =)

Alguns dias após a implantação do ZFS eu dei um vacilo no loader.conf e o
sistema deixou de bootar. Depois de muito Google eu consegui resolver e fiz
um pequeno how-to, espero que ajude:

1- boot com o CD do FreeBSD, escolha a opção "LiveCD" (só aparece essa
pergunta na 2 ou 3 tela);
2- Ao chegar no login, informe o usuário "root", e o sistema irá acessar
sem senha;
3- Tente montar o pool ZFS da seguinte forma:
zpool set bootfs=zroot zroot
zfs set checksum=fletcher4 zroot
 zfs set mountpoint=/mnt zroot
4- Se tudo correr bem, na pasta /mnt estará seu sistema de arquivos, basta
editar o /mnt/boot/loader.conf;
5- Antes de rebootar desmonta o pool ZFS digitando:
    zfs umount -a

Faz bastante tempo que usei isso, então não lembro muitos detalhes.

Abraço,

Welkson