[FUG-BR] IPv6 na vlan dá pau estranho

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Outubro 1 13:30:16 BRT 2013

Olá pessoal,

Estou rodando aqui um FreeBSD 9.2-RELEASE e nele tenho uma interface
lagg e em cima dela tenho interfaces vlan. O que ocorre de estranho é o
seguinte:

Se eu entro manualmente o IP:

# ifconfig vlan2 inet6 2804:1054:0:2::1/64

Ele dá erro de DAD dizendo que tá duplicado e não está:

lagg1: IPv6 addresses on em2 have been removed before adding it as a
member to prevent IPv6 address scope violation.
lagg1: IPv6 addresses on em3 have been removed before adding it as a
member to prevent IPv6 address scope violation.
vlan2: DAD detected duplicate IPv6 address 2804:1054:0:2::1: NS
in/out=1/1, NA in=0
vlan2: DAD complete for 2804:1054:0:2::1 - duplicate found
vlan2: manual intervention required

Aí encontrei 2 soluções gambiarrísticas para resolver o problema:

1ª configurar o IP no rc.conf e re-iniciar o servidor. Fazendo isso ele
levanta o IPv6 e não dá como duplicado.
2ª essa foi a mais gambiarrística rsrsrsr olhem só:

# ipfw add 1 deny icmp6 from any to any
# ifconfig vlan2 inet6 2804:1054:0:2::1/64
# ipfw delete 1

Desse jeito funciona sem ter que re-iniciar o sistema.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Mandei e-mail até pra lista
freebsd-stable mas até agora sem respostas.  :)
Se faço isso em uma interface normal funciona de primeira. Algo que
estou fazendo de errado?

Abração galera,
Gondim