[FUG-BR] FreeBSD + Mikronoc 7500 como roteador

Antonio Modesto Amaral Sousa modesto em isimples.com.br
Quinta Outubro 3 16:32:52 BRT 2013

Boa Tarde à todos,

Estou fazendo alguns testes com um equipamento da Titan Wireless, modelo
Mikronoc 7500 com as seguintes especificações:

CPU: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E7500  @ 2.93GHz (2926.06-MHz
K8-class CPU)

real memory  = 2147483648 (2048 MB)
avail memory = 2016436224 (1923 MB)

Possui 6 Interfaces dessa:
em0 em pci0:2:0:0:    class=0x020000 card=0x00008086 chip=0x10d38086
rev=0x00 hdr=0x00
     vendor     = 'Intel Corporation'
     device     = '82574L Gigabit Network Connection'
     class      = network
     subclass   = ethernet

*Não tenho informações se o barramento de cada interface é compartilhado
ou não.

Estou realizando os testes utilizando já o FreeBSD 9.2-STABLE. O
objetivo principal seria utilizar esse equipamento como roteador de
borda (Até 1Gb/s de tráfego), porém estou realizando alguns testes de
throughput nele e não estou tendo bons resultados, utilizando dois
testadores JDSU gerando tráfego full-duplex consigo aproximadamente
~467Mb/s, com esse tráfego os testadores já reportam erros de
transmissão e a utilização da CPU chega a praticamente 100%, sendo que
mais de 50% somente para atender interrupções, estou realizando os
testes da seguinte forma:

[testador01]------<em1>-[freebsd]-<em2>------[testador02]

Embora o equipamento tenha somente dois cores, tentei fixar os IRQ's de
TX e RX das portas em1 e em2 para cada core:

irq259: em1:rx 0                 1426407        510
irq260: em1:tx 0                 1187053        424
irq261: em1:link                       5          0
irq262: em2:rx 0                 1187066        424
irq263: em2:tx 0                 1425760        510
irq264: em2:link                       1          0

root em router# cpuset -l 0 -x 259
root em router# cpuset -l 0 -x 260
root em router# cpuset -l 0 -x 261
root em router# cpuset -l 1 -x 262
root em router# cpuset -l 1 -x 263
root em router# cpuset -l 1 -x 264

Já tentei também habilitar o device polling, o consumo de CPU abaixou,
porém o throughput caiu muito também (~80Mb/s full-duplex).

Alguém tem alguma sugestão de algum ajuste que possa ser feito? Ou
realmente esse hardware não suportaria mais que isso?

Desde já agradeço