[FUG-BR] IPFW FWD em Bridge - Luiz Souza

Sexta Outubro 4 13:28:44 BRT 2013

Em 04/10/13 12:35, Patrick Tracanelli escreveu:

> Renata, não consegue não. A partir do MFC do PFIL pro IPFW e bridge, alguma coisa quebrou (acho que a forma que os mbuff tags são marcados, não sei) e esse patch apesar de aplicar normalmente, com pouca mudança (so o path do ip_fw2.c saindo do netinet) não funciona mais.
>
> O MFC aconteceu em algum momento entre o 9.1-RELEASE e o 9.1-STABLE então se mantenha no 9.1-RELEASE-pX se precisa desse patch. O Loos comentou comigo que ia arrumar um tempo pra investigar o que quebrou exatamente que esse patch não funciona mais.

> [...]
Mudando o papo.

Como fica a performance? Ambiente com vários pps e grande quantidade de
Mb? Tipo um médio ou grande isp?

Já teve gente que se recusou a instalar thundercache em bridge devido a
performance, tanto em linux quando bsd. Já tive gente que ao mesmo tempo
vende appliance de cache de outros fabricantes que só funcionam em
bridge, desligam o cabo que vai no router, poe a bridge e liga ela no
router, usam ate aquelas placas que se desligar o appliance da energia,
ela chaveia, de modo que se o appliance der algum problema, basta tirar
da tomada...

Eu sempre evitei, até porque estes patchs me cansam de aplicar, ás vezes
quebram na hora de aplicar, fica incompatível e prá mim uma bridge, que
tem que analisar tudo que passa, seja ip, tcp, udp, ipsec, gre, sei lá o
que mais, só prá fazer cache de um protocolo específico, é perda de
dinheiro, onera demais a caixa.

Ao mesmo tempo, já precisei rodar uns ipfw faznedo count em bridge prá
gerar gráficos de uso de protocolo junto ao cacti e funcionou, mas hoje
prefiro rodar flow.

Patrick, os softwares  que vocês estão alugando que fazem a análise web,
tem conceito de bridge? Ao mesmo tempo, muito cliente tem receio de
tirar uma caixa cisco ou juniper ou mikrotik, ou sonicwall ou seja lá o
que esteja rodando que faz firewall ou router e colocar um novo router
bsd ou qq outra coisa que não conhecem. Neste caso, para análise de
tráfego online, uma bridge fica perfeita, até o cara obter confiança e
permitir usar a caixa de novo como router.