[FUG-BR] IPFW FWD em Bridge - Luiz Souza

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Outubro 9 09:55:42 BRT 2013

2013/10/4 Patrick Tracanelli <eksffa em freebsdbrasil.com.br>:

> Renata, não consegue não. A partir do MFC do PFIL pro IPFW e bridge, alguma coisa quebrou (acho que a forma que os mbuff tags são marcados, não sei) e esse patch apesar de aplicar normalmente, com pouca mudança (so o path do ip_fw2.c saindo do netinet) não funciona mais.
>
> O MFC aconteceu em algum momento entre o 9.1-RELEASE e o 9.1-STABLE então se mantenha no 9.1-RELEASE-pX se precisa desse patch. O Loos comentou comigo que ia arrumar um tempo pra investigar o que quebrou exatamente que esse patch não funciona mais.

> [...]

Patrick, Renato,

Eu não criei nenhum PR para aquele patch porque ele funcionou um tanto
quanto sem querer e eu não poderia justificar aquelas alterações, o
que definitivamente é um no-go.

Outra coisa que dificulta o commit é a falta de testes ou talvez até a
completa falta de suporte para ipv6.

Fora isso, o fato que vocês já comentaram muito bem, essa topologia é
mais complicada para ser utilizada (no final das contas), pois não
escala bem. Fora o Brasil e alguns outros poucos países o interesse
nesse tipo de solução é muito pequeno.

Eu acho que o que eles chamam de modo 'paralelo' deve funcionar sem
patches. Se não funciona esse seria o primeiro ponto a ser corrigido.

Att.,
Luiz