[FUG-BR] Arm

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Outubro 18 15:34:10 BRT 2013

2013/10/18 Bruno Araújo <bjaraujo em gmail.com>:

> Luiz,
>
> Podes passar o caminho das pedras? Estava à procura de um sistema compacto para rodar nanobsd. Sabes dizer se terei suporte ao altq?

Primeiro você precisa definir o seu uso para poder escolher o
hardware. Infelizmente para o caso de aplicação como roteador (se esse
for o caso), você vai encontrar mas hardware MIPS do que ARM.

Entre os modelos mais baratos suportados você tem os TP-Link wr1043nd,
o wr842nd, o Dlink DIR-825 e com algum trabalho os TP-Link MR-3x20.

O nanobsd eu não sei como fica o suporte dele para outras arquiteturas
(cross-building e mesmo o tamanho final da imagem).

Normalmente usamos o scripts do Adrian@ para gerar as imagens para
esses roteadores (com apenas 8MB de flash):
http://code.google.com/p/freebsd-wifi-build/

Poucas placas ARM tem interfaces ethernet suficientes pra você fazer
qualquer seria com elas (no caso da RPi por exemplo a interface
ethernet é um adaptador usb->eth).

O suporte ao altq vai depender do driver da placa rede que você
utilizar. Se não houver suporte nos podemos adicionar.

Luiz