[FUG-BR] Acesso via vpn para outra vpn

Rafael Aquino rafael em lk6.com.br
Quarta Outubro 30 07:53:24 BRST 2013

----- Mensagem original -----
> De: "Marcio Rufino" <marciorufino01 em gmail.com>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
> Enviadas: Segunda-feira, 28 de outubro de 2013 19:24:08
> Assunto: [FUG-BR] Acesso via vpn para outra vpn
>
> PessoALL,
>
> tenho um túnel fechado da empresa com um órgão do governo via IPSEC.
> Também tenho acesso externo para a empresa via openvpn.
> Já tentei mas ainda não consegui: seria possível o acesso vindo da vpn
> externa (internet) acessar a rede do órgão do governo?
> Já inseri rotas e regras mas não consegui o acesso.

> [...]

Oi,

Realmente parece problema de rota. Como não sabemos a topologia/estrutura das redes,
o que imagino que esteja acontecendo é que a outra ponta (órgão do governo)
não sabe como devolver pacotes à rede da VPN. Uma saída seria fazer NAT para o
barramento do OPENVPN, fazendo com que os pacotes cheguem no órgão do governo
como se fossem da rede interna.

Espero ter ajudado um pouco.

Abraço!

Rafael Mentz Aquino