[FUG-BR] Hangout Tutorial sobre ZFS

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Quarta Setembro 11 14:49:14 BRT 2013

On Wed, Sep 11, 2013 at 10:44:34AM -0300, Wenderson Souza wrote:

> Ricardo,
>
> Acabei de fazer a instalação em uma VM aqui e o ports bastou dar um
>
> mkdir /usr/ports ; cd /usr/port ; portsnat fetch ; portsnap extract
>
> E voilá, ports ativo.
>
> :)

O mfsbsd quem usou foi o Luiz Gustavo, no hangout. Eu nunca utilizei.

Mas parece bacana. Minhas primeiras instalações do FreeBSD com ZFS na
raiz foram da versão 8 e aí tinha de fazer mais ou menos como está no
mfsbsd.

Agora, usei o esquema que tem no tutorial que passei. Basicamente você
vai usar a instalação do bsdinstall, mas a formatação do disco faz
manual. Assim cria os filesystems e o bsdinstall toma conta do resto.

Pelo vídeo que segui você cria o /, /usr/home , /var e /tmp apenas. Mas
pode criar todos os filesystems que quiser, com as opções que lhe
agradar.

Eu criei apenas esses 4 mesmo.

Depois, no primeiro boot removi os diretórios /usr/local, /usr/obj,
/usr/ports, /usr/ports/distfiles, /usr/src, /var/audit, /var/log (parei
o syslog antes) e /var/tmp para criar os filesystems algumas opções que
me interessavam.

Então foi só rodar o 'portsnap fetch extract' e o /usr/ports foi
povoado. Aí instalei o subversion e atualizei os ports com

svn co svn://svn0.us-east.freebsd.org/ports/head /usr/ports

Também já usei
http://blogs.freebsdish.org/pjd/2010/08/06/from-sysinstall-to-zfs-only-configuration/
para a instalação usando zfs. Esse aqui é bacana pois você instala
normalmente usando uma partição inteira ufs. Depois "formata" o segundo
disco com zfs, cria os filesystems, copia os dados, ajusta o loader.conf
e rc.conf, reinicia com o zfs, zera o disco inicial, "formata" igual ao
segundo e adiciona a partição no pool.

Mas são guias e acabo usando como referência e não receita de bolo.

No meio desse caminho todo ainda queria fazer a formatação do disco com
alinhamento 4k:

http://ivoras.sharanet.org/blog/tree/2011-01-01.freebsd-on-4k-sector-drives.html
http://savagedlight.me/2012/07/15/freebsd-zfs-advanced-format/
http://www.leidinger.net/blog/2011/05/03/another-root-on-zfs-howto-optimized-for-4k-sector-drives/
http://www.aisecure.net/2012/01/16/rootzfs/
https://www.google.com.br/search?q=4k+aligned+zfs&oq=4&aqs=chrome.2.57j5j59j65j60j61.5345j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Ah, na hora de criar as partições o gpart já ajuda. Exemplo:

# gpart create -s gpt ada0
# gpart add -a 4k -s 128 -t freebsd-boot ada0
# gpart add -a 4k -s 4G -t freebsd-swap -l swap0 ada0
# gpart add -a 4k -t freebsd-zfs -l system0 ada0

Aí fica tudo alinhado.

Depois tem de usar o gnop pra "enganar" para quando rodar o zpool create
o sistema enxergar como setores de 4k.

[]'s

--
Ricardo Campos Passanezi