[FUG-BR] O instalador do FreeBSD 10.0 é péssimo

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Abril 1 10:53:41 BRT 2014

> [...]
> permite fazer múltiplos file systems  por partição. Não me permite mudar
> a blocagem nem o número de i-nodes, i.e., mudar os parâmetros do newfs.
> A sugestão de divisão do disco é ruim, colocando o swap no final do disco,
> o que degrada o desempenho, pois é a parte mais lenta do disco, de menor
> taxa de transferência, como ainda provoca muito seek longo, de praticamente
> o disco inteiro, o que é a pior hipótese.
>
> Este que me apareceu não usa o bsdlabel, permitindo somente swap e mais
> 3 file systems. eu sempre separo em 5, pelo menos: /, /tmp, /usr /var,

Na verdade voce não precisa do bsdlabel que é limitado a (se não me
engano) 16 slices por instancia (* 4 no caso das partições MBR).

O instalador usa GPT por padrão que dobra a capacidade total de slices
de 64 para 128.

E para o uso de file systems com opções diferenciadas você pode fazer
manualmente (o instalador permite que você faça seu particionamento
manualmente, monte suas partições para que o instalador termine o
processo de instalação.

Eu pessoalmente usei pouquíssimas vezes o 'default' sugerido pelo
instalador (em partes pelos problemas que você citou).

> [...]
>
> Um exemplo de inconsistência de interface de usuário é escolher o tipo de
> teclado com enter, e o espaço não funcionando, e escolher os pacotes a
> serem com o espaço.
>
> Uma outra coisa estranha. A figura 2.15 do handbook mostra as opções de
> esquema de partições. Estas opções só aparecem em modo guiado, coisa
> que experimentei agora. No modo manual não tem estas opções. Só testei
> o modo guiado agora, pois assumi que o modo manual me daria todas as
> opções possíveis.
>
> A impressão que eu tive agora é que o instalador não está pronto, que ainda

Olha, você praticamente acertou... :)

O sysinstall, embora bem completo, só suportava particionamento
baseado em MBR e com a necessidade de se evoluir aqui, não só para o
GPT, mas para formatos utilizados em outras arquiteturas (PowerPC,
sparc, ia64) isso passou a ser um problema, pois a pessoa que mantinha
o sysinstall não tinha tempo nem condições de testar as alterações
necessárias.

Nesse ponto o Nathan, desenvolvedor da plataforma PowerPC, fez o
bsdinstall, um shell script que era muito mais simples e suportava
todas as arquiteturas necessárias.

As vezes é preciso dar um passo pra trás para poder voltar ao caminho certo.

Como ninguém assumiu esse problema antes, ele foi la e fez. Agora
(muito tempo depois de pronto) nós podemos reclamar ou contribuir para
que esse instalador melhore.

A sua critica é valida e se estruturada um pouco diferente (mostrando
as diferenças pontualmente, sugerindo melhoras) poderia ser um ponto
de partida para um pequeno projeto de melhoria do bsdinstall. Afinal
quem faz o FreeBSD são as contribuições de pessoas como nós (que
usamos e sentimos na pele as dificuldades do sistema) - i.e. não
espere pelas melhorias, trabalhe por elas!

Att.,
Luiz