[FUG-BR] Off-Topic: Livro The Design and Implementation of the FreeBSD Operating System (2nd Edition)

Quinta Abril 3 11:27:09 BRT 2014

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800
316601 em sip.freebsdbrasil.com.br
http://www.freebsdbrasil.com.br
"Long live Hanin Elias, Kim Deal!"

On 03/04/2014, at 10:47, Edinilson - ATINET <edinilson em atinet.com.br> wrote:

> Caros amigos, alguem que tenha lido o primeiro livro, recomenda?
> Está em fase de encomenda pela Amazon.
> Estou perguntando depois que vi os nomes dos autores...
>
> http://www.amazon.com/gp/product/0321968972

Recomendo como nenhum outro!

Não só a segunda e a primeira edição mas o próprio The Design and Implementation of the 4.4 BSD Operating System que é o primeiro da série, ainda sobre o BSD de PDP. Nesse temos o McKusick, Quartermal, Karels e o Keith Bostic como autores, parte da nata do CSRG na época.

O D&I 4.4BSD foi um dos melhores livros que li. Em 1998 no IRC teve uma iniciativa de traduzir ele pra português, o trabalho foi dividido em equipes etc, foi ai que eu e muitos outros resolveram comprar o livro em papel pra ter em casa e pra poder participar dessa atividade de tradução. Coincidentemente foi o ano que entrei na faculdade. Foi quando eu comecei a me incomodar com o ensino, ja que a referência bibliográfica de disciplinas de sistemas operacionais era Tanenbaum e Kurose, não só na minha mas em praticamente todas universidades publicas (e privadas?) brasileiras.

Acontece que o que se aprendia num livro do Kurose e Tanenbaum não chegava a metade do que se aprendia no D&I of 4.4BSD. Fui ver nos EUA o D&I of 4.4BSD era referência pra disciplinas equivalentes.

Quando saiu a primeira edição do D&I of FreeBSD, ele tinha um grande problema, de ser pre FreeBSD 5 e focado em FreeBSD 5. Acontece que muita coisa mudou muito rápido naquele instante e quando o livro saiu o FreeBSD 5 ja era diferente e muito maior do que o tinha no D&I of FreeBSD. Dai minha expectativa total sobre essa segunda edição, tendo em mente que o rwatson@ virou autor creio que muito da parte de segurança, em especial detalhes do MAC, POSIX.1e, AUDIT e agora Capsicum, que não existiam à época da primeira edição ou só foram levemente pinceladas (MAC) serão mais completas.

O ponto é: não é um livro pra sysadmin. É de internals. Excelente se vc for programar alguma coisa orientada a kernel. Mas tem o mesmo valor se você não for programar nada e quiser saber como é um sistema operacional. Vale muito a pena pra estudantes, professores, ou quem simplesmente gosta de saber como as coisas funcionam de verdade pra entender a fundo um sistema. Mas não tem valor só pra quem quer conhecer internals do FreeBSD não. Pra sistema operacional geral, você aprende mais com ele que qualquer outro livro genérico.

Ja fui professor de graduação de SO e atualmente só dou aula em pós. Em todos os casos em que KUROSE ou Tannenbaum seriam a referência primária, se for SO elas viram complementares. O D&I of 4.4BSD continua tendo muito valor pq nele você ve o básico, o principio, voce aprende de fato como era que tinha que ser feito, quais as dificuldades e as soluções, num mundo pre-PC essencialmente. Depois entra o D&I of FreeBSD que traz o assunto pra uma realidade mais especifica e atual.

Enfim, na minha opinião, não existe livro melhor de SO.

Pra mim é livro de cabeceira que todo profissional deveria ter na estante ou no seu tablet hehehe… ao lado do TCP/IP Illustrated, e “Open Sources: Voices from the Open Source Revolution” que é a história do Open Source contada pelas pessoas que fizeram essa historia.

Pre-order com certeza :D

[]s