[FUG-BR] firewall e sessão SSH

Renato Sousa rensousa em gmail.com
Terça Abril 29 00:22:25 BRT 2014

Boa noite a todos,

Estou implementando um firewall para um dos servidores FreeBSD que
administro.  Alterei o script padrão (/etc/rc.firewall) com as regras que
necessito utilizando firewall_type=client no arquivo /etc/rc.conf
Toda vez que vou rodar o firewall para testar minha sessão ssh é terminada
e quando vejo na maquina fisicamente o firewall só tem a ultima regra
dropando todas as conexões.
Observei melhor e notei que a sessão trava quando o comando ipfw -f é
executado, limpando todas as regras e deixando a ultima regra fixa de drop.
Lembro-me que já utilizei esse script em versões anteriores do FreeBSD e
funcionava legal.  Como fazer para que o resto do script seja executado e o
comando " ${fwcmd} add pass tcp from any to any established" garanta o
funcionamento da sessão em andamento ?

Abraços,

Renato