[FUG-BR] Tentando clonar um HD no FreeBSD-10-stable

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sexta Agosto 22 10:11:26 BRT 2014

Caríssimos

Tentei fazer um backup de meu desktop (FreeBSD matata 10.0-STABLE FreeBSD
10.0-STABLE #7 r269684M: Thu Aug  7 19:22:24 BRT 2014
edulsa em matata:/usr/obj/usr/src/sys/GENERIC
amd64) onde eu tenho um disco de 1 TB e quero copia-lo para um outro disco
(mesma marca e modelo). Eu fiz o que sempre funcionava antes:

dd if=/dev/ada0 of=/dev/ada1 bs=32m (tenho 16 GB de RAM, logo pensei que
copiar blocos maiores deverá reduzir o tempo de cópia). No final, eu tive:

GEOM ADA1: CORRUPT OR INVALID GPT DETECT
GEOM ADA1: GPT REJECTED = MAY NOT BE RECOVERABLE

Então, eu fui para o google e descobri:

1) http://daemonforums.org/showthread.php?t=2666

2)
http://www.freebsd.org/cgi/man.cgi?query=gpt&apropos=0&sektion=0&manpath=FreeBSD+7.4-RELEASE&arch=default&format=html

Onde ambos sugerem que eu use uma ferramenta/comando gpt. Como o único
lugar que eu consegui encontrar esta ferramenta foi no

/usr/src/contrib/file/magic/Magdir/gpt

eu achei estranho uma ferramenta que está no src não estar instalada (e nem
era um executável, eu tive que fazer um chmod +x para roda-la). Por favor,
alguém tem alguma dica de:

a) O que aconteceu com o gpt? Ele não é mais instalado?
b) Como eu posso fazer a clonagem do disco inteiro? De preferência sem ter
de criar as partições na mão e depois fazer um dump?

Obrigado pela atenção

Um abraço

Edu

--