[FUG-BR] Atualização de pacote

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Segunda Agosto 25 11:24:12 BRT 2014

On Aug 24, 2014, at 21:21, Isaac Sampaio <isaac.sampaio at gmail.com> wrote:

> Olá amigos!!
>
> Não tenho experiencia com o freebsd  e instalei o freebsd 10 e estou com
> duvida sobre como atualizo somente o pacote unbound que vem no pacote base
> na versão 1.4.20, mas no ports existe a versão 1.4.22.

Correto.

> Tentei instalar normalmente via ports pensando que sobrescreveria a versão
> padrão, mas acabou que os binarios foram para /usr/local/sbin e portanto
> ficando com 2 versões no sistema uma vez que o sistema base traz os
> binarios em /usr/sbin.

Exatamente, esse é o comportamento esperado. Tudo o que é instalado pelo ports por default vai pra /usr/local, ficando assim isolado da base.

> Portanto, fiquei bastante confuso sobre a maneira correta de atualizar
> pacotes do sistema base através do ports.

Não existe uma maneira de atualizar um programa da base através do ports. Para que os dois possam conviver em paz, o serviço do unbound da base é chamado “local_unbound”, enquanto que o serviço do unbound instalado via ports é chamado apenas “unbound”.

Para desligar o unbound da base, adicione a linha ao seu rc.conf:

local_unbound_enable=“NO”

Depois pare o serviço usando:

# /etc/rc.d/local_unbound forcestop

Agora, instale o unbound via ports, acerte os confs em /usr/local/etc/unbound e depois adicione a seguinte linha ao /etc/rc.conf:

unbound_enable=“YES”

E inicie o serviço usando:

# /usr/local/etc/rc.d/unbound start

[]s