[FUG-BR] [Off-Topic]Ideias para um BSD Day ou 2 BSDCon in Rio

Fabricio Lima listas em fabriciolima.com.br
Quarta Dezembro 31 11:33:07 BRST 2014

Pessoal, feliz ano novo pra todos,

'eu discordo'.. (q arrogante! ) hehe

seguinte... sera mesmo q nos dias de hj.. devemos abordar algo tao mundano?
Instalar, usar como desktop, conectar num sharing smb, wifi etc.. ok, isso
tudo pode ser UMA palestra..
mas nao diversas cada uma com uma sub area dessa..

por ser em uma universadidade, devemos abordar algo mais arquitetural..

algo tipo:
Como funciona o uso do NX Bit no kernel, impactos disso para a segurança
etc..

Como funciona o MAC, securelevel, beneficios... (pegar algum feature do
kernel bem relevante, util, didatico e explica-lo)

Algo simples de 'nao tenha medo de escrever um app kernel level, tipo
device driver', um roteiro explicando o basico.. um hello word kernel level
via modulo. dando um gancho pra usos futuros como vc fazer um interceptador
de pacotes de rede, q seria um passo para um sniffer, ips, fw, etc.

PS: o topico jails acho perfeito!!! outro topico eh 'conhecendo o bsd no
mundo atual', apresentando cases de sucesso e ai apresenta o pfsense,
freenas... isso vai traze-lo pro mundo bsd via interface web, sem medo de
usar.. (inclusao digital facil e foco no produto final)

[ ]'s
Fabricio Lima
When your hammer is C++, everything begins to look like a thumb.