[FUG-BR] Carregamento do gmirror e gstripe no loader.conf

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Fevereiro 1 09:39:35 BRST 2014

Em 30/01/14 16:23, Luiz Otavio O Souza escreveu:

> [...]
> Gondim,
>
> Da forma como eu vejo (posso estar errado, claro) o gstripe não pode
> ser utilizado na partição de boot (no root '/').
>
> No gmirror você tem os dois (ou mais) discos iguais o tempo todo,
> assim se você montar e ler o root '/' a partir de qualquer um dos
> discos que compõem o mirror e você sempre vai ler os mesmos dados,
> independente de qual disco você faça a leitura.
>
> No caso do gstripe as informações (os blocos) estão espalhados pelos
> discos que compõe o stripe e assim você não pode ler a partição (ou
> [...]
Grande Loos!  Você tá errado não. Realmente tem todo o sentido funcionar
com o raid 1 e não com o raid 0 o /boot. Fiz uns testes aqui e até
refleti o que você disse e realmente no raid 1 todas as partições
existem e são iguais nos 2 discos, não depende do gmirror para bootar
mas no caso do gstripe, eu só vou ter um /boot depois que for montado o
raid 0 e por isso não funciona.  :)

Vou fazer um artigo sobre isso e publicar. Depois posto por aqui para
aqueles que quiserem se desbravar nisso.  :)

Grande abraço,
Gondim