[FUG-BR] FreeBSD 10-RELEASE + IPFW + MAC Address

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Terça Fevereiro 11 00:13:20 BRST 2014

> any
> XX:XX:XX:XX:XX:XX
> Opa
>
> olha aqui[1]...
>
>   Sempre coloco um not layer2, isto já me deu lentidão ou tráfego que
> não alcançava o que eu mandava, assim eu sempre faço agora:
>
> 11    2945525     398239003 pipe 1234 ip from 11.2.3.4 to any in via xl0
> not layer2
> 12    4257997    4135972152 pipe 4567 ip from any to 11.2.3.4 out via
> xl0 not layer2
>

> Pela sua saída do pipe, acho que não mudou nada do free antigo, tá igual
> [...]

Então, como havia respondido anteriormente, já ví que o problema não é com
o controle de mac, se eu colocar a mesma regra jogando o tráfego de saída
para um determinado pipe, sem considerar o mac, também não funciona.

Já tinha virtualizado a versão 9, mais a performance no Xen não ficou tão
boa quanto eu esperava, usei as mesmas regras e funcionava.

Até cheguei a pensar em algum erro na configuração das VLANs entre o Server
rodando do Xen e o Switch Dell onde o mesmo está conectado, mais está tudo
certo, fiz e refiz, tanto é que sem a regra que joga o tráfego de saída
para o pipe, o nat funciona passando pela máquina virtual como gateway.

Não sei muito bem o que fazer, acho que vou reinstalar o 9 em outra máquina
virtual no mesmo servidor físico, fazer a mesma configuração e ver se
funciona, depois vou instalar o 10 em um servidor físico dedicado e fazer o
mesmo teste.

Pode ser que assim eu encontre alguma coisa.

Tá certo que o 10-RELEASE é recente, mais a documentação mais rica que
achei foi o RELEASE NOTES.

Por exemplo IPFIREWALL_NAT tem um texto minúsculo no man page do IPFW.
Espero que com o passar do tempo essas documentações sejam atualizadas.

--
Att.