[FUG-BR] Sobre curso de iniciante em FreeBSD

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Segunda Janeiro 13 11:38:45 BRST 2014

Em 13/01/14 10:10, tridente 1 escreveu:
> Eu moro em Teresina, capital do Piauí.Quase nenhum dos profissionais e alunos de computação que eu conheci fala sobre BSD.Apenas dois professores de informática de curso não a nível de 2º grau(curso livre) falaram sobre o FreeBSD, um falou apenas "Uso FreeBSD" e o outro brincou com o símbolo do FreeBSD mexendo ele para baixo e para cima no final do curso Administração de Redes Linux.
>

> O conhecimento de BSD que tenho é o que procurei no Google, por exemplo, li tópicos que há na FUG-BR, FreeBSD Fórums.
> [...]
Grande,

Acho que muitos aqui já disseram o que eu ia dizer e cuidado com o
Leonardo Carabina ele é xiita HaHaHaHaHaHaH
Carabina, brincadeira heim meu amigo.  :D

Então, eu vejo que existem diversas aplicações e pra cada uma delas
existe uma solução que se encaixa melhor, seja por facilidade,
estabilidade, suporte, bem várias variáveis.  :)
Aqui por exemplo, no provedor, todos os nossos servidores, firewall,
correio, web, router bgp, tudo é FreeBSD mas temos Linux nos
concentradores PPPoE que são os RouterOS da Mikrotik e o PeerApp Cache
que roda SuSE Linux. Esse último é a própria PeerApp que instala e dá
suporte.
Como pode ver, vivemos em um mercado de diversidades e temos que nos
preparar para tudo que aparece nele. Meu conselho é: aprenda GNU/Linux e
FreeBSD porque vai precisar dos dois.
Essas distros são as que você vai mais ver por aí:

- Debian
- CentOS
- RedHat
- Fedora
- Ubuntu

Bem, Debian e Ubuntu tem semelhanças na estrutura e configuração, logo
se mexer com um ou com outro já vai valer para ambos. CentOS e RedHat a
mesma coisa. Fedora acredito que seja na mesma linha do CentOS e RedHat
embora tenha softwares mais recentes e voltada ao desktop como o Ubuntu.

Agora voltando para o nosso mundo, eu recomendo o curso de SSA da
FreeBSD Brasil. Quando eu fiz o curso deles, se eu não me engano em 2009
ou 2010, eu já conhecia e trabalhava com Linux desde 1996 e também já
arranhava alguma coisa de FreeBSD. Posso te garantir que aprendi, no
curso, muita coisa que me serviu para ambos os mundos e foi de extrema
importância para a formação da estrutura que temos hoje aqui no
provedor. Patrick não esquece do meu desconto para o próximo curso
depois dessa propaganda HaHaHaHAhAhAhAH. Brincadeiras à parte você não
vai se arrepender de fazer o curso.

Eu pessoalmente fiz os cursos: SSA, SEE e FAR e meus funcionários aqui
todos são obrigados à fazer.  Já temos até mais 2 funcionários aqui para
fazer os desse ano.  :)

Conhecimento é algo que ninguém pode te tirar, bem, um AVC pode mas não
estamos contando com isso. rsrsrsr Conhecimento = somatório de nossos
erros e acertos, tudo que vemos e fazemos estando certo ou errado. Leve
isso contigo pra sempre e você crescerá cada vez mais.

Grande abraço,
Gondim