[FUG-BR] Fwd: Apostila pfSense 2.x

Jack jacksonlaskoski em gmail.com
Sexta Janeiro 17 15:13:39 BRST 2014

Buenas!

Bacana Léo.

Conforme outros colegas já disseram, também te parabenizo pela confecção e,
principalmente, pela divulgação pública da documentação. Faço minhas as
palavras do colega para que também publique um post, fazendo uma chamada
para o download da apostila no blog da comunidade brasileira do pfSense. É
só se registrar e publicar: http://www.pfsense-br.org/blog/

Contudo, apenas a título de contribuição, sugiro que você faça uma pequena
revisão técnica no material. Não cheguei a lê-lo com presteza, mas me chamou
a atenção uma *possível* incongruência logo na página 31. Veja que na regra
que está ilustrando seu exemplo, "...liberar o servidor de Backup para
enviar cópia destes para um local na internet", você específica a porta de
origem da conexão como sendo a TCP/22.

Está certo de que é isso mesmo que você quer?

Normalmente conexões do gênero são geradas na origem em portas randômicas e
altas. A porta de destino sim, me parece correta (TCP/22) dentro do escopo
proposto no exemplo.

Enfim, apenas um 'warning' não um 'error'... Avalie! ;)

Abraços!

Jack
http://jack.eti.br
http://conexti.com