[FUG-BR] ARMv6 FreeBSD na beaglebone 5v

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Domingo Julho 13 00:53:15 BRT 2014

> luiz
>
> entendi, era meu receio
> e como eu vou ativar a bobina de um relé de 5v?
> será que a cubie tem gpio de 5v?
>
> outra coisa o que é o HIGH e o LOW no freebsd? é o PU PD via gpioctl? na
> cubie o sata está funcional?
> luiz tem outros utilitários fora o gpioctl que eu possa brincar com a placa?

Eu adicionei dois circuitos que você pode utilizar para acionar reles
a partir dos 3.3V aqui:

https://wiki.freebsd.org/FreeBSD/GPIO-hardware

Todas essas placas recentes funcionam com 3.3V, você vai precisar
construir um circuito para acionar o relê ou comprar algo pronto como
o Patrick indicou (também tem muita coisa compatível com arduino que
funciona com 3.3V).

O HIGH e LOW seguem os padrões, são representados pelos valores 1 e 0.

O PD é o pull-down e o PU é o pull-up. Eles são utilizados geralmente
quando os pinos são configurados como entradas, ai acionando o pull-up
ou o pull-down (que é o equivalente a adicionar um resistor de ~100K
nessa função) evita que o pino fique flutuando, sendo possível nesse
caso, se conectar um push button sem qualquer outro componente
adicional (o pull-up configurado e o push button ligado entre o pino
GPIO e o terra. Nesse caso o pino recebe o valor 1 com o botão aberto
e 0 com o botão pressionado).

Você pode também ler o valor das entradas analógicas na BBB (cuidado!
máximo de 1.8V para as entradas analógicas) . Veja mais detalhes no
manual do adc: ti_adc(4).

Com o PWM você pode controlar servos, gerar tensões analógicas,
ajustar a luminosidade de LEDs...

Me parece que a interface SATA ainda não funciona na cubieboard, os
drivers estão comentados no kernel (mas ainda não tive a oportunidade
de testar nenhuma cubieboard).

Luiz