[FUG-BR] Segurança no FreeBSD

Rafael Aquino rafael em lk6.com.br
Quinta Julho 17 12:14:49 BRT 2014

----- Mensagem original -----
> De: "Renato Botelho" <rbgarga em gmail.com>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
> Enviadas: Quinta-feira, 17 de julho de 2014 11:47:36
> Assunto: Re: [FUG-BR] Segurança no FreeBSD

> Meio difícil conseguir isso, pois se o cara vai ter acesso físico ao
> servidor, nada impede inclusive de ele remover o disco, ligar em outra
> máquina e fazer uma cópia dos dados.
>
> O único jeito que consigo imaginar é criptografando o disco, mas aí em cada
> boot uma senha (que o cliente não poderia saber) será necessária. Talvez
> [...]

Bom dia,

Também concordo que a única forma de proteger é partição criptografada, que exige a senha
a cada boot. Neste caso a negociação com o cliente tem que prever isso. Sei que é meio
complicado, mas negócios são negócios. Deixe claro de imediato que a proteção tem razão
de existir, que é proteger teu interesse comercial e garantir ao cliente a qualidade do serviço.

Se o cliente não é mal intencionado não vai se importar....

Minha contribuição.

Abraço e boa sorte!

---
Rafael Mentz Aquino