[FUG-BR] IPv6 alias não pinga atrás de router

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sexta Julho 25 17:00:15 BRT 2014

Pessoal,

Estou reparando no seguinte problema. Vou desenhar abaixo, para ficar claro:

Servidor A ------------- router ------------- Internet ------------
Servidor B

IP servidor A: 2805:xxxx:dead::3/64
IP servidor A alias: 2805:xxxx:dead::4/64

IP router: 2805:xxxx:dead::1/64

IP Servidor B: 2001:xxxx:1:aad7::1/64

O que acontece é o seguinte:

Do Servidor B eu consigo pingar o router e o IP 2805:xxxx:dead::3.
Funciona lindio rsrsr
Mas quando tento do Servidor B pingar o alias do Servidor A,
2805:xxxx:dead::4, não pinga por nada dá como: Destination unreachable:
Address unreachable

Quando olho a tabela ndp do router vejo que não aparece o mac address
associado ao 2805:xxxx:dead::4. Aí quando eu pingo do router o IP
2805:xxxx:dead::4, pinga normal, o mac address dele vai pra tabela ndp
do router e aí o ping do Servidor B para o 2805:xxxx:dead::4 passa à
funcionar também, até expirar o mac na tabela ndp.

Resumo: eu só consigo pingar do Servidor B para o alias do Servidor A
(2805:xxxx:dead::4) se antes disso eu fizer um ping do router para
2805:xxxx:dead::4.

Alguém sabe se tem algo de sysctl para habilitar ou pode ter algum bug
no código IPv6 do FreeBSD?

# uname -a
FreeBSD xxx.xxxxx.xxx.xx 10.0-STABLE FreeBSD 10.0-STABLE #10 r267839:
Thu Jul 10 15:35:04 BRT 2014
root em xxx.xxxxx.xxx.xx:/usr/obj/usr/src/sys/GONDIM  amd64

[]´s
Gondim