[FUG-BR] Source Nat temporário no FreeBSD

Thiago Andrighetti thiagoapadua em yahoo.com.br
Quinta Junho 5 08:45:15 BRT 2014

Olá!

Já adianto que sou novo em FreeBSD, minha experiência vem do Linux e Mikrotik.
Coloquei em funcionamento um FreeBSD com Openbgpd para ser meu roteador de borda, tudo certo e funcionando.
O que acontece, é que a interface que recebe meu link esta ligada em um radio, pois o link chega de longe, e esses
radios foram configurados por outra pessoa, eles só estão com IP, não tem gateway configurado. Como consequencia

do FreeBsd eu pingo ele, pois tenho um ip na mesma faixa, mas de outras máquinas que estão antes do FreeBSD não

consigo acessar esses radios.
No Linux ou Mikrotik eu resolveria fazendo um SNAT de tudo que vai pro ip do radio mudando a origem do pacote
para o ip que está na placa do FreeBSD, na verdade era isso que eu fazia no Mikrotik.
Mas no FreeBSD fiquei meio perdido ainda nesta parte de NAT, até nem habilitei nada de natd no rc.conf pois não
imaginei que iria usar, esqueci desses radios benditos.

Tem alguma regra que eu possa fazer essa mudança de origem de pacote, pra eu poder acessar esses radios e colocar
o bendito gateway correto?

Queria ver algo só temporário, pra não ter nat nenhum no router freebsd.

Desculpem o tamanho da mensagem, e obrigado.

--
Thiago Andrighetti de Pádua