[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Mover mensagens marcadas como SPAM para pasta Junk com o QMail

Otavio Augusto otavioti em gmail.com
Quarta Junho 11 09:30:48 BRT 2014

Em 11 de junho de 2014 09:07, Antonio Modesto
<modesto em isimples.com.br> escreveu:
> [...]
> a existência da TAG e já armazenasse a mensagem na pasta correta do
> usuário (Ex .Junk ou .SPAM) . Alguém aqui na lista tem idéia de como
> fazer isso?
>

> Obrigado.
> --
>

> Atenciosamente,
> Antonio Modesto Amaral Sousa
> Gerente de rede
> Praça Getúlio Vargas, 77 - Sala 308 - Centro
> Santo Antônio do Monte/MG - 35.560-000
> (37) 3281-2800 (ramal: 110) / 0800-300-2800 / *37.9814-8465*
> *modesto em isimples.com.br* / faleconosco em isimples.com.br

Antonio,
Eu uso o qmail + vpopmail + dovecot + sieve

O sieve , basicamente, tem a mesma função que o procmail e o maildrop,
gosto dele pela simplicidade dos filtros e da integração do
managesieve com os webmails

O que vou passar agora da para fazzer com qq um dos tres.
Primeiro defina a TAG que será usada e marque os spams com a mesma sem
bloquear, deixe que mensagem prossiga para o LDA,
O exemplo é baseado na solução que uso, mas é facil encontrar tutos
para maildrop e procmail mas a idéa é a mesma.

No DOT qmail-default do seu domínio coloque a regra:

|/var/qmail/bin/preline -f /usr/libexec/dovecot/deliver -d $EXT@$USER

Isto habilita o sieve como filtro de emails:
No dovecot na configuração do plugin tem que ter o caminho para o
script a ser executado antes de qq outro, assim um usuário não
sobrescreve ele:

sieve_before = /var/lib/dovecot/sieve/spam-junk.sieve

e dentro do script vc tem a regra:

require ["fileinto"];
if allof (header :contains "X-Spam-Status" "yes")
{
        fileinto "Junk";
stop;
}

----ou-------

require ["fileinto"];
if allof (header :contains "X-Spam-Status" "yes", not header :contains
"X-CUSTOM-Whitelist" "yes" )
{
        fileinto "Junk";
stop;
}

onde X-Spam-Status é a TAG que é marcada pelo meu antispam que no caso é o ASSP.

A outra TAG é uma lista branca X-CUSTOM-Whitelist que eu fiz para
ignorar a marca SPAM caso um usuário específico não queria classificar
o email como spam mas os outros sim.
Lembre de que a pasta Junk que que existir, o dovecot de configurações
especificas para criar pastas e ja fazer a inscrição da mesma para
que já apareça no webmail ou cliente IMAP automaticamente.

--
Otavio Augusto