[FUG-BR] Como verificar se o pkgng está instalado ou não via script

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Março 11 11:32:47 BRT 2014

On Ter, 2014-03-11 at 11:03 -0300, Tiago Ribeiro wrote:
> Bom dia a todos,
>
> Estou tentando fazer de forma semi automática  detecção do pkgng, se está
> instalada ou não, eu queira fazer um script que verificasse se ele está ou não
> instalado.
>
> Quando roda-se da primeira vez o pkg ele oferece a opção de instalar via
> boostrap se não me engano. O que preciso é saber se já foi instalado ou não.
>
> Algo assim:
>
> checar o comando pkg, se for para instalar,
> 	enviar um email para admin,
> senao
> 	sai fora e não faz nada.
> [...]

Existe um binário do pkg que faz parte da base do FreeBSD 10 ou
superior. Esse binário é o responsável pelo bootstrap e se encontra
em /usr/sbin/pkg.

Quando você o executa, ele verifica que o pacote do pkg não está
instalado, então ele faz o bootstrap e instala o pacote do pkg, que vai
instalar o binário em /usr/local/sbin/pkg.

Portanto, o jeito mais simples é o seu script verificar se o arquivo
binário /usr/local/sbin/pkg existe, se existir, o pkg já está instalado,
senão não.

--
Renato Botelho