[FUG-BR] Operation Windigo: 500, 000 computers and 25, 000 dedicated servers.

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Terça Março 18 21:55:14 BRT 2014

Em 18 de março de 2014 21:45, Cleyton Agapito <cragapito em gmail.com>escreveu:

> http://news.techworld.com/security/3507256/windigo-linux-bot-hijacks-servers-feast-on-pcs-behind-sysadmins-backs/

> Eu não li o relatório, mas dá uma olhada no comando para verificar a
> "infecção" e a sugestão de correção (reinstall the OS!!!).
>
> O comando não vou nem comentar, é uma piada pronta, digitar 101
> caracteres para ver uma mensagem a lá windows de algo que se poderia
> fazer com apenas 6!
>
> Se o cara reinstalar um Linux inteiro por um possível problema em um
> único pacote tem mais é que pagar anti-vírus mesmo, ou melhor, voltar
> [...]

Bom, não critico tanto assim, afinal cada vez mais o Linux é usado por
pessoas cada vez mais leigas. Uma das armadilhas do Windows (além de ser
ruim mesmo) é permitir que quem não sabe nada instale o sistema e coisas
nele. O Linux tá ficando assim, então esse tipo de instrução ainda está até
complicada pra esses. Por incrível que pareça conheço alguns usuários de
Linux que não usam linha de comandos.

A instrução de reinstalação não sei se é razoável por que não li como é a
infecção, mas talvez só reinstalar o pacote não resolva.

O que li lá no final é que o problema afeta vários sistemas, inclusive
FreeBSD, OpenBSD, OS X.

E a propósito, no artigo ele só sugere 6 caracteres e não tudo o que o
Paulo passou:

*How to Check, if you have been compromised?* If you use only '*ssh -G*'
command, a clean server will print: '*ssh: illegal option -- G'*, but an
infected server will only print the usage.

Abs,

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360
http://www.panoforum.com.br/