[FUG-BR] Syntax PF

Nicolas Wildner nicolas em tbl.com.br
Quinta Março 20 11:23:13 BRT 2014

----- Mensagem original -----
> De: "Rodrigo Mosconi" <freebsd em mosconi.mat.br>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
> Enviadas: Quinta-feira, 20 de Março de 2014 10:49:03
> Assunto: Re: [FUG-BR] Syntax PF
>
> O FreeBSD ainda usa a syntax antiga.
>
> Agora no OpenBSD as regras de nat e rdr estão combinadas com as de
> filtro.
> Também foi adicionado um novo "verbo" match, que aplica as alterações
> in-time

E chegou num ponto onde importar as alterações feitas nas últimas versões
do OpenBSD se tornaram inviáveis em "homens-hora" de trabalho. A tendência,
é só aumentar a divergência agora com estas otimizações para sistemas
multiprocessados nos tratamentos do pf do FreeBSD.

O Justin Sherrill do DragonFlyBSD até utopicamente sugeriu a criação de um
"OpenPF", para que o pf virasse uma ferramenta como o openntpd, openbgp,
openssh, onde as divergências entre flavors BSD fossem minimizadas.
http://www.shiningsilence.com/dbsdlog/2013/12/19/13008.html

EU acho que isto geraria um puta trabalho. O pf virou uma ferramenta onde
deixou de ter "alternativas" entre os BSDs e acabou gerando mais
fragmentação

Nícolas Wildner
Analista de Infraestrutura de TI
Transportes Bertolini Ltda.