[FUG-BR] Syntax PF

Otavio Augusto otavioti em gmail.com
Quinta Março 20 17:46:12 BRT 2014

Em 20 de março de 2014 17:09, Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br> escreveu:

> Eu costumo usar o ipfw para filtros e o pf para fazer nat. O pf do
> FreeBSD 10 foi reescrito e parece que a performance agora é tão boa
> quanto à do ipfw.
> Patrick pode confirmar isso?
>
> []'s
> Gondim

Concordo que o melhor é o que vc sabe usar melhor.
Semrpe usei o ipfw e raramente precisei usar o pf, normalmente quando
preciso fazer alguma alteração em algum servidor
que foi configurado inicialmente por outra pessoa. Antigamente eu
fazia igual ao gondim, com a diferença que usa o pf também com o altq
até que ipfw teve nat pelo kernel e também suporte direto ao altq.
Goste de manter atualizado o conhecimento do pf para que sempre por
isto vou revisar meu conhecimento dele nas novas versões do FreeBSD ,
mas já que não mudou a syntax, a dificuldade será pouca.

--
Otavio Augusto