[FUG-BR] O instalador do FreeBSD 10.0 é péssimo

Domingo Março 30 19:34:45 BRT 2014

> [...]
> em Janeiro de 2012.
>
> Quando o 9.0 ainda era CURRENT o bsdinstall estava disponível pra
> testes, críticas e tudo mais, você pode participar de tudo isso e ajudar
> o software a ser melhor, não adianta depois de mais de 2 anos fazer a
> primeira tentativa e sair reclamando e falando que é um lixo, isso não
> vai contribuir pra melhorar o instalador, não vai ajudar o FreeBSD nem
> seus usuários. Participar da coisa enquanto ela acontece e mandar seus
> feedbacks (e quando for possível patches) ajudam muito mais do que

Sim, não participei, pois  não instalo um FreeBSD do zero a quase 3 anos.
Acho que o último foi o meu notebook, com um FreeBSD 8.X. O meu
desktop foi instalado em Fevereiro 2009, com um 7.X, e até hoje só tenho
feito upgrade (Atualmente está no 9.2.).

Correção, o último BSD que instalei foi em Setembro de 2012, e foi o PCBSD,
que tem instalador próprio.

Não trabalho com redes de computadores e servidores a quase 2 anos e
meio, desde Novembro de 2011, e mesmo quando ainda trabalhava, não
estava instalando sistemas. O provedor em que eu trabalhava estava trocando
sistemas par um comprado que rodava em Linux.

Mas o que me admira é ter as dificuldades de usabilidade depois de um
software estar em uso a 2 anos. As pessoas que o usaram não perceberam,
ou não criticaram?

Concordo que peguei pesado, mas antes disto só tive problema de instalar
um sistema FreeBSD uma única vez na minha vida, mas era culpa de uma
controladora SCSI Tekran (Eu chamo de "trecão"), e mesmo assim o FreeBSD
conseguiu identificar o que era, e qual era o fabricante, mas não conseguiu
fazer funcionar.

João Rocha.

> Mas agora o tempo já passou, se você testa e sente falta de algo no
> bsdinstall, aqui está o único caminho que lhe resta:
>
> http://www.freebsd.org/send-pr.html

Acho que vou juntar as minhas dificuldades e tentar fazer um PR.

Meus $0,02