[FUG-BR] Fwd: [GTER] pfSense - not open source anymore

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Maio 22 10:50:20 BRT 2014

> Pelo pouco que acompanhei a situação, acredito que isso esteja acontecendo
> justamente pelo que o Nicolas falou.
>
> Tem alguns "forks" do pfSense que apenas mudaram a pele pra dar cara de
> versão custom, mas na verdade é a mesma coisa.
>
> Pra mim seria muito mais forte dizer que usa pfSense e contribuir para o
> projeto do que maquiar e confundir o usuário/cliente final.
> Não vejo muitos problemas para quem trabalha implementando e usando o que
> está disponível na base do pfSense.
>
> Se a coisa andar como imagino, acredito que a versão comercial pode até ser
> [...]

Bom dia pessoal,

Eu trabalho na Electric Sheep Fencing (antiga BSD Perimeter) então
gostaria de comentar um pouco sobre o assunto.

A ESF é a dona da marca pfSense (não a netgate, apesar de as duas
empresas terem sócios em comum), que é uma marca registrada (assim
como a do FreeBSD). O software pfSense é distribuiído sob licença BSD,
então nada mudou.

Sobre o repositório tools, que é usado para gerar uma imagem de
pfSense, o acesso a ele foi mudado pelo motivo comentado acima,
terceiros estavam gerando imagens custodiadas e chamando isso de
pfSense. Isso não pode, é ilegal, quem pode produzir o pfSense é a
ESF. Imagina que você baixa algo com o nome pfSense, e esse algo não
funciona, você vai dizer "porra, pfSense é uma bosta", mas você estava
usando outra coisa que não era um pfSense.

Por isso, hoje, pra ter acesso ao repo tools, você deve assinar uma
CLA dizendo "eu não irei gerar / distribuir um produto chamado pfSense
usando essa feramenta". Não vejo isso como fim do mundo, nem vejo isso
como nada que deveria espantar tanto, mas os boatos sempre surgem e
muitas pessoas exageram. Isso é um trabalho necessário para proteger a
marca pfSense.

Sobre uma possível versão comercial, isso é algo que pode vir a
acontecer sim, do mesmo jeito que hoje já temos o pacote
AutoConfigBackup, que é usado apenas por clientes. Muitas empresas
exigem ter uma versão comercial de produto pra se sentirem mais
confortáveis em usar, mas quanto a isso não existe nada definido para
um futuro próximo.

[]s
--
Renato Botelho