[FUG-BR] ipfw nat in-kernel FreeBSD 9.2

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Terça Novembro 11 11:37:57 BRST 2014

Bom dia pessoal, devido a um problema com Pipe + MAC Address no FreeBSD 10
para controle de upload (thread antiga aqui), estou fazendo testes na
versão 9.2 do Nat do IPFW usando libalias.

Pois bem, independentemente das demais regras (testei somente com as de
NAT) o comportamento no FreeBSD 9.2 ficou diferente do FreeBSD 10.

Considerem o seguinte:

ipfw nat 123 config if WAN_IF log
ipfw add 50 nat 123 ip from any to me in recv WAN_IF
ipfw add 51 nat 123 ip from 192.168.0.0/16 to any out xmit WAN_IF
ipfw add 52 nat 123 ip from 172.16.1.0/24 to any out xmit WAN_IF
ipfw add 65000 allow ip from any to any

Pois bem, esse cenário na versão 10 funciona, mais na 9 não, todos os
pacotes incrementam somente a regra 50, mesmo que eu tente acessar o
endereço IP configurado na interface WAN.

outros detalhes
sysctl: net.inet.ip.forwarding=1
net.inet.ip.fastforwarding=1
net.inet.ip.fw.one_pass=1

kernel:
options         IPFIREWALL
options         IPFIREWALL_FORWARD #(somente no 9, no 10 não existe)
options         IPFIREWALL_VERBOSE
options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=100
options         IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
options         DUMMYNET
options         DEVICE_POLLING
options         HZ=1000
options         IPFIREWALL_NAT
options         LIBALIAS

Alguma ideia de como configurar essas regras de NAT usando IPFW no FreeBSD
9?

--
Att.

Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC
Cel:   (55) 48-8469-1819
Emails: marcioelias em bsd.com.br / marcioelias em gmail.com
Skype: marcioeliashahn em hotmail.com
FreeBSD - The Power To Serve