[FUG-BR] Ports sem manutenção (CVSUP)

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Novembro 13 16:56:54 BRST 2014

> On Nov 13, 2014, at 16:46, Renata Dias <renatchinha at gmail.com> wrote:
>
> Hum, eu sigo uma "receita" que tenho desde que fiz o treinamento na FreeBSD
> Brasil... rsrs Faz temmmmmmmmmmpo !
> Confesso que não me atualizei com relação a isso, já que é raro quando
> necessitamos de uma nova instalação.
>
> Acabo de instalar o 9.3-RELEASE amd64 e como é de costume, iria rodar o
> cvsup para deixá-lo na versão 9-X-STABLE.
>
> Pode me atualizar com relação a isso?

Para o ports, a primeira vez:

# portsnap fetch extract

as demais vezes:

# portsnap fetch update

Vale lembrar que agora o FreeBSD provê uma coleção de pacotes atualizados semanalmente e uma ferramenta muito boa para instalação e manutenção de pacotes binários, o pkg, que entrou no lugar das pkg_*. Então, se você não precisa alterar as OPTIONS de nenhum port, pode instalar tudo binário usando ‘pkg install’. man pkg vai te deixar por dentro de tudo o que ele faz.

Para o sistema operacional:

Se você quiser ficar nos -RELEASE, pode fazer upgrades binários usando o freebsd-update. O man dele também vai te mostrar como ele funciona. É possível ir para novas major version usando ele também.

Se preferir via src, tem que ser via svn, temos uma versão pequena no svn, o svnlite, disponível na base.

# svn(lite) checkout http://svn.freebsd.org/base/releng/9.3 /usr/src

e depois pra atualizar, dentro de /usr/src

# svn(lite) up

Se quiser trocar de branch, vamos dizer que queira ir pra 10.1:

# svn(lite) switch ^/releng/10.1

O resto continua igual.
--
Renato Botelho