[FUG-BR] Freebsd 10.1 ZFS Panic

João Luis joaoluisgm em gmail.com
Sexta Novembro 21 21:25:20 BRST 2014

Saudações,

Instalei (from scratch) dias atras meu notebook com o FreeBSD 10.1 usando o
ZFS (meus primeiros contatos com esse filesystem tao bem falado).

Para minha surpresa recebi a mensagem:

Trying to mount root from zfs:zroot [] ...

Fatal double fault:
eip = 0xc186ad2b
esp = 0xe1f9cfd8
ebp = 0xe1f9d338
cpuid = 0; apic id = 00
panic: double fault
cpuid = 0
KDB: stack backtrace:
#0 0xc0b54052 at kdb_backtrace+0x52
#1 0xc0b16a0f at panic+0x11f
#2 0xc101c04b at dblfault_handler+0xab
Uptime: 7s
Automatic reboot in 15 seconds - press a key on the console to abort

Enfim, como nao sei o que fazer jah que o ZFS e eu ainda nao fortalecemos
nossa amizade... reinstalei o sistema de novo usando o ZFS.

Instalei pacotes, coloquei o xfce no ar... tudo indo bem.

Tao bem que copiei um diretorio que tinha backupeado de volta pra maquina e
deletei (me arrependo tanto disso) o backup.

Fiz um freebsd-update fetch install e fui do 10.1-RC3 para o 10.1-RC3-p1...
fui avisado que o RC3 se expira em poucos dias e tentei freebsd-update -r
10.1-RC4 upgrade... o que deu erro.

Consultando o oraculo (google) vi que tinha que fazer freebsd-update
rollback e rebootar para voltar ao RC3 e dai ir ao RC4 (
https://forums.freebsd.org/threads/freebsd-update-r-10-1-rc4-upgrade-fails.48835/).
Ao dar o rollback e rebootar voltei a receber a mensagem Fatal acima de
novo.

Moral da estoria... nao consigo montar o sistema e nao sei se colocando o
livecd consigo recuperar o filesystem, e os dados do meu diretorio.

A proposito, vi que devo testar (depois que o sistema voltar ou eu
conseguir recupera-lo) :

Confirmed on real hw (that don't have any SSD's).
With vfs.zfs.trim.enabled=0 there is no kernel panic.
vfs.zfs.trim.enabled=1 will make it panic.
(https://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-stable/2014-November/081012.html)

Minha questao eh: consigo recuperar meus dados usando o livecd ?? Como faço ??

Agradeço imensamente.

João Luis