[FUG-BR] Freebsd 10.1 ZFS Panic

João Luis joaoluisgm em gmail.com
Segunda Novembro 24 16:50:37 BRST 2014

> [...]
>
> Moral da estoria... nao consigo montar o sistema e nao sei se colocando o
> livecd consigo recuperar o filesystem, e os dados do meu diretorio.
>
> A proposito, vi que devo testar (depois que o sistema voltar ou eu
> conseguir recupera-lo) :
>
> Confirmed on real hw (that don't have any SSD's).
> With vfs.zfs.trim.enabled=0 there is no kernel panic.
> vfs.zfs.trim.enabled=1 will make it panic.
> (https://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-stable/2014-November/081012.html)
>
> Minha questao eh: consigo recuperar meus dados usando o livecd ?? Como faço ??

Saudaçoes,

Segui a Dica do João Mancy, e relato abaixo como procedi.

> Cara, eu escrevi isso esses dias
>
> http://joaocep.blogspot.com.br/2014/07/rescue-freebsd-10-zfs-root.html
<http://joaocep.blogspot.com.br/2014/07/rescue-freebsd-10-zfs-root.html>

> veja se ajuda ;)

Jah logado como root via cdlive boot, fiz :

# mkdir /var/mnt # para ter um ponto de montagem do zroot jah que /mnt eh
read-only

# zpool import -o altroot=/var/mnt -f zroot

# zfs mountpoint=/ zroot # Devido ao zroot ter ponto de montagem legacy, e
eu queria ter acesso ao /etc que nao estava em uma "partiçao" exclusiva

Editei o /etc/rc.conf e /boot/loader.conf adicionando os cartoes que
postarei abaixo.

# zfs umount -af

# zfs mountpoint=legacy zroot # Voltando ao padrao estabelecido na
instalaçao

# zpool export zroot

Rebootei, perfeito. Usei, instalei, ... desliguei.

No outro dia, o mesmo problema.

Fiz o procedimento pra pegar o /etc/rc.conf e /boot/loader.conf que eu
tinha modificado na recuperaçao anterior, bem como o /var/cache/pkg pra
economizar trabalho.

Re-instalei o sistema (from scratch) usando a opçao de instalaçao do zfs
pelo disco de instalaçao. Reboot ok... iniciei o processo de compilaçao do
kernel (vai que era isso o problema)... make build world... e nao consegui
fazer mais nada... a maquina travou (meu palpite eh que foi devido a minha
bateria que tah baqueada)... rebootando e de novo o mesmo problema.

Vou instalar o bonnie++ para dar uma verificada fisica no meu disco (embora
meu feeling seja que nao eh esse o problema). Alguem pode me indicar outras
ferramentas para eu testar fisicamente meu hd ??

Enfim, continuo com o mesmo problema. Hora sim, hora nao, eu consigo dar
boot ou tenho que fazer a bendita recuperaçao do zroot.

Uma duvida, quando eu faço o zpool export ele "commita" todos os buffers no
hd ??

Se meu cachefile estah no /boot/zfs/... ele eh usado quando eu faço o zpool
import ??

A instalaçao via cd define o zroot/ROOT/default, pra complicar ainda mais
minha vida.

Seguem meu rc.conf e loader.conf:

zfs_enable="YES"

zfs_load="YES"
kern.geom.label.gptid.enable="0"
vfs.zfs.prefetch_disable=0
vfs.zfs.vdev.trim_on_init=0
vfs.zfs.trim.enabled=0

vfs.root.mountfrom="zfs:zroot"

Algum guru se habilita a dar uma luz a esse velho jedi ??

Thanks in advance.

JL