[FUG-BR] Servidor root DNS no FreeBSD

Tiago Arnold tiago em bsd.com.br
Quarta Outubro 1 14:18:07 BRT 2014

Olá a todos.

Estou fazendo pós graduação em segurança da informação e tenho utilizado um
ambiante virtualizado com sucesso para simular cenários diversos na área e
entender o funcionamento de sequestros de recursos, MitM entre outros.
Para os roteadores virtualizados utilizo o FreeBSD+Quagga que estão
funcionando muito bem, no entanto tenho utilizado do dnsmasq para simular
as consultas de DNS recursivas, mas gostaria de equiparar na infra
estrutura virtualizada com os mesmos mecanismos da internet e incluir um
root server replicando a hierarquia de DNS desenhada para meu cenário com
FreeBSD+Bind. Talvez seja uma pergunta idiota mas não tendo noção e google
não tem ajudando muito (talvez tenha perguntado da forma errada a ele),
pergunto:

- Tenho como montar um servidor raiz com FreeBSD e Bind e apontar os
servidores para utilizar este?

- Alguém tem experiência nesta área com Bind, FreeBSD e DNS?

- Estou usando as ferramentas corretas ou tem alguma específica para isso?

O mais provável é que eu não tenha entendido o contexto de configuração do
Bind para isso, mas resolvi perguntar na lista do FreeBSD que me pareceu o
mais coerente.

Para ter uma visão global do cenário e aqui tem uma imagem da topologia
virtualizada:
https://www.dropbox.com/s/if0efiyrnao4jp7/RPKI%20PROJECT.png?dl=0

[]'s