[FUG-BR] Driver de vídeo ATI Radeon - BoardName "RS690 [Radeon X1200]"

Ricardo Tweeg rtweeg em yahoo.com.br
Terça Setembro 23 12:22:26 BRT 2014

Boa tarde pessoal,

Estou passando por alguns problemas com a instalação do Xorg e gostaria de saber se alguém já passou por isso:

Estou usando o Xorg default em uma placa da ATI:
Modelo: Radeon - BoardName   "RS690 [Radeon X1200]"

Após a criação do "xorg.conf" via "X -configure", e a instalação fluxbox, tudo funciona.
Em seguida instalo mais algumas coisas de cá e de lá e tudo ok.
Após um reboot, quando executo novamente o startx, ele não funciona mais (somente se eu editar o xorg.conf  e colocar o driver como vesa.

Procurei e não achei nada relacionado a isso.
Acabei postando no fórum do FreeBSD que cuida da do driver da ATI.
Tive uma resposta de que de acordo com o log (Xorg.0.log) que enviei, eu estava usando "ums" ao invés de "kms".
Olhando aqui, o "ums" é o driver do meu mouse.

Não entendi ao certo se este é o problema.
Até porque a instalação do X e do fluxbox funciona de primeira.
Somente apresenta erro após um reboot.

Já viram isso?

Segue abaixo os únicos drivers que estão carregados até o momento:
Drivers: kernel, ums.ko, radeon.ko e drm.ko

O que noto, é que antes do X ser carregado, somente os drivers kernel e  ums.ko  são carregados.
Após um startx, o radeon.ko e drm.ko são carregados.

Dei um man no ums.ko e beleza.
Mas tem aqui um man para o drm.ko.

Teriam alguma sugestão?
Não sei se é problema do drm ou algo relacionado com o suporte da radeon.

Abraços

Atenciosamente,

Ricardo Tweeg