[FUG-BR] Servidor de VPN

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quarta Abril 29 07:22:09 BRT 2015

On 29/04/2015 07:07, Gustavo Freitas wrote:
> O caso de usar OpenVPN, ele não vai ter fazer tuneis para cada conexão
> ? por exemplo
> Porta 1194 - filial 1
> Porta 1195 - filial 2
>

> Estou errado ?

Depende da forma que você configura, se trabalhar com ele em modo
cliente-to-site, cada cliente usará uma porta/IP contudo se trabalhar
com ele em modo bridge ou site-to-site ( normalmente para quando precisa
de trafego tipo smb ) é usado apenas um unico tunel e é necessário
somente uma unica rota para aquela filial ou conjunto de filiais caso
seja em modo bridge.

Nunca trabalhei como brigde mais na documentação do OpenVPN é nesses
casos em que há multiplexação nas conexões que estão passando pelo tunel.

A lembrar, a partir do PFSense 2.1 lembro que o OpenVPN dele permite um
tanto X de clientes autenticados e usando um mesmo tunel
simultaneamente, só não sei como funciona ou se funciona pois não
cheguei a pesquisar/implementar.

Att.