[FUG-BR] OffTopic : Marcas e modelos de HDs recomendáveis e compatíveis com o GPT/FreeBSD

Tiago Ribeiro shasty em gmail.com
Segunda Fevereiro 2 09:43:20 BRST 2015

> Eu não acho HD híbrido interessante financeiramente... O custo é mais baixo que um SSD, para volumes grandes de armazenamento, mas a velocidade nunca é a mesma coisa. E outra, a garantia que seu carro/moto/mochila pode capotar, fazer cambalhota e não tem nada mecânico arranhando o disco do HD.... é basicamente o que a Apple "gourmetizou" no MacBook Air
>
> Seu macbook pro deve ser 5400RPM o disco, por isto a demora. Depende de quanto você tem de RAM. Eu coloquei 8GB de RAM e HD SSD de 240GB. Macbook White unibody meados de 2010(Intel Core  2 Duo 2,4).
> [...]

Como mais um exemplo, meu macbook e de inicio 2011, um i5, fiz um up de memória, bem
exagerado, 16GB, e um SSD de 250 samsung 840 EVO.

Resultado, não volto pra HD normal nunca mais, boot muito rápido, uso geral muito bom,
email, maquinas virtuais (virtualbox), skype, navegação, tudo muito rápido, sem contar
a tranquilidade de subir na moto e não ficar preocupado com os buracos.

Não tenho servidores FreeBSD com SSD para informar como está então não posso opinar,
apenas tenho uns servidores linux com umas VMs rodando no SSD que tiveram uma melhora
espetacular.

Aqui na empresa, como precisava de espaço, compre 3 discos WD RED 2TB, e estão num FreeBSD
10.1, ZFS raidz-1, 4 jails, e gerenciando um backup de alguns clientes.

Gostei bem da performance dos RED, pra apagar arquivos achei um pouco lento, mas não está
me atrapalhando.

Minha placa mãe não tem suporte a SATA 3, por isto não estou aproveitando os 6Gb/s, apenas
estou com 3Gb/s.

Segue as informações do smartctl deste HD.

=== START OF INFORMATION SECTION ===
Model Family:     Western Digital Red (AF)
Device Model:     WDC WD20EFRX-68EUZN0
Serial Number:    WD-WCC4MPSXXXXX
LU WWN Device Id: 5 0014ee 2b58bb6bc
Firmware Version: 82.00A82
User Capacity:    2,000,397,852,160 bytes [2.00 TB]
Sector Sizes:     512 bytes logical, 4096 bytes physical
Rotation Rate:    5400 rpm
Device is:        In smartctl database [for details use: -P show]
ATA Version is:   ACS-2 (minor revision not indicated)
SATA Version is:  SATA 3.0, 6.0 Gb/s (current: 3.0 Gb/s)
Local Time is:    Mon Feb  2 09:40:52 2015 BRST
SMART support is: Available - device has SMART capability.
SMART support is: Enabled

--
www.bsdjf.com.br