[FUG-BR] upgrade 8.4

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Terça Fevereiro 24 15:20:19 BRT 2015

> On Feb 24, 2015, at 15:01, Márcio Luciano Donada <mdonada at gmail.com> wrote:
>
> Renato,
> Eu tenho uns problemas com o 8.4 usando portupgrade vou abandonar e ir para
> o 10. O que é recomendável utilizar no 10, portupgrade ou pkg?

Márcio,

portupgrade é concorrente do portmaster e não do pkg. O pkg você vai acabar usando direta ou indiretamente. Na árvore de ports atual (seja no 8.4 ou no 10), quando você executa um ‘make install’ em um port, ele instala os arquivos dentro de PORTDIR/work/stage, cria um pacote binário .txz e instala esse pacote usando pkg, ou seja, o pkg *sempre* será usado.

Tanto o portupgrade quanto o portmaster continuam funcionando do mesmo jeito que sempre funcionaram até onde eu sei, e eles servem pra atualizar ports compilando a partir do src usando a árvore do ports.

O pkg também serve para instalar pacotes binários, nesse caso é bem mais rápido pois não compila local, mas, em contrapartida, é menos flexível, pois hoje são gerados pacotes apenas compilados com as OPTIONS default.

Então eu diria que, se você vai usar todos os pacotes com OPTIONS default, vá de pkg com pacotes binários. Se você precisa selecionar OPTIONS não default, aí a escolha é sua, portupgrade (que eu já não uso há muitos anos e não sei como anda) ou portmaster.

--
Renato Botelho