[FUG-BR] Hardware para cache

Quarta Janeiro 14 11:52:28 BRST 2015

Joao Rocha Braga Filho escreveu:
> Colocar em máquina virtual é cometer uma chacina. Aliás, parece mais
> com um homem bomba em um mercado cheio, ou ônibus cheio. Ele se
> mata e leva todas as outras máquinas virtuais junto. E quanto mais cheia
> estiver esta máquina virtual maior será a matança.

Vamos lá, estou falando em vmware mas outros usuários podem explicar em
outras plataformas, é tudo a mesma coisa na entrega de serviços, o que
muda vai ser o custo e o nome que cada fabricante dá para seus recursos.....

2 máquinas com ESXi, ligadas via iscsi ou Fiber ao Storage. As últimas
palestras da Dell gostam muito de citar que iscsi é bom o bastante, mas
sou das antigas e prefiro HBA, mas tudo é questão de quanto quer gastar;
VMWARE VCENTER provendo HA, VMOTION, DRS;
Isolamento da máquina virtual em questão e garantia de prioridade de uso
de memória, disco e CPU frente outras máquinas. Pode ser criado perfis e
associar cada máquina com um, por exemplo, servidores Mail, servidores
DNS, servidores de teste, etc...

Se seu "homem bomba"(um host) morrer, talvez você perca um ou dois
"pings" e sua aplicação fique 3 segundos travada, até o HA + VMOTION
fisicamente transferir tudo para o outro host.
A sua "matança" da máquina virtual é controlável definindo recursos, não
é este samba do afro americano(politicamente correto) doido, de toda
máquina ficar competindo no tapa por recursos. Aliás, isto é serviço que
é entregue por quem cobra 300 real + uma coxinha para montar um
"cluster" de virtualização usando máquina montada do paraguai + uma
gaveta USB externa com 3 discos IDE(rá!).
Achei bem desatualizado esta colocação.
Agora, se as 2 máquinas vmware morrerem, o storage morrer, vai ao pai de
santo e vê quem colocou a urucubaca na sua empresa :)

Mas não quero discutir sobre se é melhor colocar máquina física ou
virtual, isto vai para minha caixa de perda de tempo, juntamente com:

Linux X Windows X BSD x MAC;
Cruzeiro X Atlético X América;
Câmbio Manual X Dualogic X Automático;

**Minha** experiência profissional teve sucesso com virtualizar tudo,
literalmente desde SCO rodando cobol até coisas modernas como Windows
2012 + SQL. Mas como disse, vai ter gente que vai querer ficar no
passado e se tiver 10 serviços, comprar 10 máquinas + um rack com no
mínimo uns 15U prá caber estas máquinas + no break + virar acionista da
CEMIG para refrigerar isto, depois ter que fazer contrato de serviço
in-loco para as 10 máquinas, pois serão 20 fontes de energia + uma
pancada de discos isolados para se olhar e por aí vai.

[]s