[FUG-BR] fork do pfSense

Jack jacksonlaskoski em gmail.com
Segunda Janeiro 19 17:53:26 BRST 2015

Buenas Lista!

Bem, minha opinião é basicamente idêntica à do Patrick. Na realidade, tive
muito pouco contato (fiz um breve teste) com o OpnSense e realmente ainda é
muito cedo pra saber até onde este fork vai conseguir chegar. No momento
está bastante imaturo e com alguns bugs bastante sérios - o que indica que
NÃO deve ser usado em ambientes que estejam em produção - pelo menos não
ainda e não em detrimento ao pfSense.

Em relação a esta certa confusão sobre 'fork aprovado', me parece que o
próprio pessoal da NetGate, mais especificadamente o Jim, acabou gerando-a.
Até onde eu sei (o Garga pode me corrigir se eu estiver errado), o nick do
Jim no fórum é o 'gonzopancho' e ele fez questão de iniciar uma divulgação
(e até defender o projeto com certa veemência), dando margem pra este tipo
de interpretação: https://forum.pfsense.org/index.php?topic=86170.0. Mesmo
sem querer, em sendo este o caso, este tipo de posicionamento sempre acaba
gerando especulações. Mas quanto a questão do 'até onde' o Core Team ou a
própria ESF apoia ou, como disse o Patrick, 'não vê com maus olhos' este
fork, talvez o próprio Garga possa falar mais a respeito.

Abraços!

Jack
http://jack.eti.br
http://sys-squad.com