[FUG-BR] Ajuda com Sudoers

Patrick Müller patrickmuller18 em gmail.com
Sexta Julho 10 09:46:50 BRT 2015

Bom dia galera

Estou precisando de uma ajuda para configurar uma permissão de sudo.

Tenho um script A com as seguintes permissões ---s--x—x que recebe como
parâmetro um outro script B com permissão rwsrwxrwx, até aí está
funcionando bem.

O script A tem o seguinte conteúdo

#!/bin/sh

chown -R root /www/src_www.lamce.ufrj.br_ssl/sistemav3/pws/$1

chmod 4777 /www/src_www.lamce.ufrj.br_ssl/sistemav3/pws/$1

O script B tem o seguinte conteúdo

 #!/bin/sh

echo senha | pw mod user usuario -h 0

Bem simples para a troca de senha.

Na configuração do sudoers eu tenho

Funciona, mas pelos meus critérios de segurança é péssimo.

www ALL=(ALL) NOPASSWD: /bin/sh

Acredito que para o que eu quero seria uma opção melhor, mesmo ainda sendo
um grande risco para segurança.

#www ALL=(ALL) NOPASSWD: /bin/sh  /caminho/scriptA.sh

Quem puder avaliar os riscos disso e me ajudar eu já agradeço.