[FUG-BR] Tentando carregar fontes Adobe no FreeBSD amd64/10.1-RELEASE

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Sexta Julho 31 20:30:28 BRT 2015

On 31/07/2015 16:45, Eduardo Lemos de Sa wrote:
> Caríssimos
>
> De uns tempos para cá, toda vez que eu tento abrir uma janela com o rxvt,
> seja ela local ou remota, eu recebo esta mensagem:
>
> rxvt: can't load font
> "-adobe-courier-medium-r-normal--18-0-100-100-m-0-iso8859-1"
>

> A janela de terminal é aberta, mas a fonte utilizada é pequena. Quando eu
> tento a mesma coisa usando o meu micro doméstico, tudo funciona normalmente.
>
> O meu .Xresources contém:
>
> rxvt*Background:       #e3e5b7
> rxvt*Foreground:       black
> rxvt*cursorColor:      red
> [...]

Pessoalmente eu acho essa sintaxe de declaração de fontes do Xresources
muito confusa e induz a erros. Pode ser esse o seu caso.

Existem formas mais simples e legíveis de declará-las.

No meu Xresources uso assim:

URxvt*font: xft:Monospace:pixelsize=12
URxvt*boldFont: xft:Monospace:pixelsize=12

Também é possível essa sintaxe, ainda mais fácil:

URxvt*font: Terminus:12
URxvt*boldFont: Terminus:12

Experimente colocar assim:

URxvt*font: adobe-courier:12