[FUG-BR] instalação do 10.1 com zfs

Eduardo sathler90 em gmail.com
Terça Junho 2 16:26:42 BRT 2015

Oi pessoal,

Instalei o 10.1 amd64 num pen drive, usando o instalador oficial,
bsdinstall, e com zfs.

A instalação foi tranquila, depois dei boot e tudo certo, o sistema
funciona perfeitamente.

Desliguei o computador e troquei o  usb slot  (da1 ao invés de da0), o
kernel carrega okay mas na hora de montar o root, ele não consegue,
aquela mensagem tradicional de que não sabe onde é o root, onde
geralmente colocamos ufs:/dev/da0s1a  ... mas nesse ponto nem consigo
escrever nada pois meu teclado não funciona.

Voltei novamente pro slot original e dei uma olhada na config, com
zpool status e gpart show -l da0 ...  fiquei surpreso de não ter
funcionando pois ele usa gpt label ... ou seja, não parece que da0
esteja referenciado ... então porque ele não conseguiu montar o root ?

grato e abraços.