[FUG-BR] Erro - sorry no space in lost+found directory

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Junho 25 15:03:58 BRT 2015

> Meu / tem espaço. O lost+found está no /var justamente na partição com
> problema. Não consigo montar o /var com escrita para limpar o lost+found.
> Da sempre a mensagem:
>
> mount: /dev/mfid0p6: R/W mount of /var denied. Filesystem is not clean -
> run fsck. Forced mount will invalidate journal contents: Operation not
> pemitted
>
> Em modo leitura monta. Pela mensagem pede para roda o fsck mas como está
> sem espaço e não consigo remover o seu conteúdo fico sem saída.

Quando você monta o /var (como somente leitura) você vê algum espaço livre lá ?

Só um chute mas experimenta desabilitar o soft update journaling (se
estiver habilitado) e depois rodar o fsck:

# tunefs -p /var
(para ver as opções ativas desse filesystem)
# tunefs -j  disable /var
# fsck -y /var
# fsck -y /var
(sim rode duas vezes o fsck)

Em ultimo caso e só em ultimo caso, monte o /var utilizando o 'mount
-f' e tente apagar alguma coisa lá para liberar um pouco de espaço
(depois desmonte e rode o fsck para garantir a integridade do FS).

HTH,
Luiz